quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BETO Richa gasta em propaganda 4 vezes mais por habitante do que Lula

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), prevê gastar este ano R$ 28,2 milhões em propaganda. O valor por habitante gasto pela gestão tucana na capital paranaense é quatro vezes maior que o previsto pelo governo federal, conforme cálculos da assessoria do mandato do deputado federal Dr. Rosinha (PT).

O orçamento publicitário de todos os órgãos públicos federais previsto para 2010 totaliza R$ 700,4 milhões, segundo dados compilados pela ONG Contas Abertas. Dividindo-se este valor pelo total da população brasileira, estimada em 2009 pelo IBGE em 191,5 milhões de pessoas, obtém-se o resultado de R$ 3,66 aplicados em propaganda por habitante no país.

No caso de Curitiba, que apresenta uma população estimada em 1,85 milhão de pessoas, o valor de R$ 28,2 milhões gasto por Beto Richa em propaganda corresponde a uma despesa de R$ 15,24 por habitante.

"Beto Richa faz hoje em Curitiba o que o ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner fazia no passado, ou seja, gasta em publicidade e propaganda recursos públicos que seriam melhor aplicados em áreas como habitação, saúde e educação", aponta Dr. Rosinha. "Mais de quinze reais por habitante é um valor absurdo, estratosférico.


Denúncia


Na tarde desta sexta-feira (5/2), às 14 horas, Dr. Rosinha protocola pessoalmente uma denúncia contra Beto Richa à Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná, localizada na Avenida Marechal Deodoro, 933, Centro de Curitiba.

Na representação, o parlamentar questiona a veiculação de publicidade da Prefeitura de Curitiba em jornais de Cascavel, cidade do Oeste do Paraná situada a mais de 500 quilômetros da capital.

"O prefeito Beto Richa por ato subliminar, vem se utilizando de propaganda institucional, com o propósito de incutir na mente dos eleitores de Cascavel e demais cidades abrangidas pelos periódicos “O Paraná” e “Gazeta do Paraná” [...] programas sociais promovidos pela Prefeitura de Curitiba, aos quais os mesmos leitores não têm acesso, de vez que restritos aos moradores da capital do estado, tendo evidente intento auto-promocional", diz trecho da denúncia [íntegra abaixo].

Dr. Rosinha pede a abertura de investigação de Beto Richa por propaganda eleitoral antecipada, aplicação da multa máxima de R$ 53,2 mil prevista pela legislação eleitoral e restituição aos cofres públicos dos valores gastos ilegalmente.

Na próxima semana, o parlamentar petista pretende ingressar ainda com uma ação popular na Vara da Fazenda Pública contra o prefeito tucano.

Conforme matéria publicada ontem pela "Gazeta do Povo", a gestão Beto Richa publicou no último mês de janeiro ao menos quatro anúncios de página inteira nos jornais "O Paraná" e "Gazeta do Paraná", ambos de Cascavel. O jornal "O Paraná" pertence ao deputado federal Alfredo Kaefer, do mesmo partido de Richa (PSDB).

"É um caso flagrante de uso da máquina, de abuso de poder por parte de Beto Richa", disse Dr. Rosinha.




FONTE :Dr Rosinha >http://www.drrosinha.com.br/conteudo.phtml?id=370

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