sábado, 10 de abril de 2010

Rosane pede melhorias para:


A Deputada Rosane Ferreira (PV) usou a Tribuna da Assembléia Legislativa na última quarta-feira, dia 7, para pedir melhorias na qualidade dos serviços de transporte coletivo oferecidos à população. “A situação está complicada, principalmente nos horários de pico, quando os usuários enfrentam a superlotação”, disse Rosane, lembrando do caso de Cleonice Ferreira Golveia, moradora de Araucária que morreu ao cair de um ônibus Ligeirinho superlotado no ano passado quando ia para o trabalho na capital.

A Deputada Rosane destacou que o transporte coletivo já foi tema de uma Audiência Pública proposta por ela na Assembléia em maio do ano passado. “O encontro abriu o diálogo entre a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) e a Urbs”, disse Rosane, destacando que depois disso foram adotadas algumas medidas como Ligeirinhos Bi-Articulados entre Curitiba e Araucária nos horários de pico e a implantação da linha do Ligeirão que facilita o translado na cidade.

A Deputada Rosane quer agora que a Urbs e Comec voltem seus olhos para a integração do Sistema de Transporte Coletivo da Grande Curitiba, melhorando a qualidade dos serviços e o atendimento. “Precisamos pensar o transporte público a partir dos usuários, garantindo uma tarifa mais justa, um serviço mais digno e que facilite a vida da população”, disse.

Indicação - Pensando nisso, a Deputada protocolou na Assembléia uma Indicação pedindo a criação do Fundo Metropolitano de Transporte Coletivo para enfrentar os gargalos do Transporte na Grande Curitiba. “Conforme autoriza a Constituição do Paraná, os recursos viriam dos impostos estaduais, municipais e do IPVA, e seriam gastos no investimento e subsídio do Transporte Coletivo Metropolitano”, explica.

De acordo com os dados apurado na Audiência Pública, 27% dos usuários da Região Metropolitana não estão integrados à Rede de Transporte Coletivo, e os Municípios de Pinhais, São José dos Pinhais e Campo Largo são apenas parcialmente integrados. “Além disso, temos problemas que exigem enfrentamento imediato, como a insegurança nos ônibus e superlotação”, lembra Rosane.

As idéias apresentadas pela Deputada na Tribuna são resultado do Relatório da Audiência Pública sobre Transporte Coletivo, documento do qual Rosane é relatora. São propostas para garantir a redução do preço da passagem por meio da redução de impostos que incidem sobre o setor, além de medidas imediatas para melhorar o desempenho dos ônibus e integração da rede metropolitana com as linhas da Urbs.

“Se o Governo é capaz de baixar os impostos para venda de carros e motos também deve ser capaz de reduzir os impostos para baixar o preço da tarifa”, argumenta a Deputada Rosane.

Fonte:Informativo da Deputada Rosane Ferreira

Arquivo do blog

Seguidores